Ciências Forenses

O que são as ciências forenses e qual o seu raio de acção

Conjunto de conhecimentos técnico-científicos aplicados a questões de natureza legal. Desta forma toda e qualquer ciência poderá ser uma ciência forense (informática, odontologia, química, física, mecânica, geologia, ...). Sendo uma área multidisciplinar, que emprega peritos de diversas especialidades, com o objetivo geral de recolha e análise de vestígios, cabendo também a estes, o testemunho em tribunal, sempre que solicitado.

Lofoscopia
Exame dos relevos da pele, nomeadamente desenhos dermoapapilares das extremidades dos dedos (dactiloscopia), palmas das mãos (quiroscopia) e plantas dos pés (pelmatoscopia). Esta ciência permite a identificação de indivíduos, tendo por base três princípios que tronam cada impressão única: perenidade, imutabilidade e diversidade.

Escrita Manual e Documentos - Grafoscopia
Análise comparativa de assinaturas, textos ou algarismos e exame de documentos manipulados por utilização de filtros forenses e diversos comprimentos de onda.
  
Resíduos de Disparo de Armas de Fogo
Análise dos resíduos depositados nas mãos e roupa de um indivíduo identificando se disparou, ou estava próximo da arma, bem como a distância a esta pelo tipo de partículas identificadas. Estes resíduos são compostos principalmente por partículas queimadas e não queimadas e possivelmente fragmentos do projétil, que viajam a diferentes velocidades.

Análise de Padrões de Manchas de Sangue
Estudo da distribuição e direção de manchas de sangue, resultantes de crimes violentos, aquando do embate do sangue líquido, contra uma superfície sólida, como roupa da vítima ou suspeito, chão e paredes. Os padrões de manchas de sangue fornecem informação importante sobre os eventos do crime, direção da vítima e do suspeito, posições dos atores, entre outros, sendo possível a reconstrução do cenário e avaliar a veracidade de um testemunho.

Fotografia
Permite a reprodução de cenários de crime, suicídio, acidentes ou desastres, valendo como testemunho do facto ocorrido. Esta possui diversas regras, tais como a fotografia do geral para o particular, incluindo sempre um testemunho métrico.

Biologia
Área que se centra no estudo de vestígios biológicos, como sangue, sémen, cabelo, saliva, entre outros. A biologia forense destaca-se sobretudo ao nível da identificação de pessoas, nos crimes contra o ser humano e realização de testes de paternidade, mas também em crimes contra o ambiente.

Entomologia e Palinologia
Consistem no estudo da fauna (insectos e outros artrópodes) e da flora, respectivamente, com o intuito de auxiliar na investigação de casos judiciais..
Associadas à área médico-legal, são úteis sobretudo na determinação do intervalo post-mortem mínimo, de se o local onde a vitima morreu corresponde ao local da deposição do cadáver e na associação a suspeitos e a determinados locais de fauna e flora específicos.

  
Patologia
Área centrada na determinação da causa de morte de uma vítima. Através da realização de autópsia médico-legal, pelo médico e técnico, com identificação de lesões provocadas, lesão causadora de morte e procura de outras provas que possam auxiliar na identificação do criminoso.
  
Toxicologia
Ciência analítica que permite a identificação e quantificação de produtos tóxicos, bem como estimar os seus efeitos, quando encontrados num organismo. Sendo estes testes realizados no seguimento de uma investigação criminal.

Anatomia Patológica
Aplicação de Técnicas convencionais de Anatomia Patológica, em casos de origem judicial, com especial ênfase no auxílio da determinação da causa de morte.

Antropologia

Estudo do homem e do esqueleto humano, em situações em que o corpo se encontra decomposto, mutilado ou queimado. Ajudando na identificação de cadáveres impossíveis de reconhecer, podendo estimar a sua idade, sexo, altura, intervalo post-mortem, doenças e lesões traumáticas e ainda auxiliando na determinação da causa de morte.


fetopatologia
medicina veterinaria
medicina dentaria

em construção...

Segue-nos no Facebook!

www.facebook.com/gicforenses